Jogo que tirou título do Inter contra o Corinthians acaba eleito um dos melhores do Brasileirão
Os clubes do futebol brasileiro estão em preparação para o início do Brasileirão no próximo sábado (10). O torneio vai até dezembro, com mais 380 jogos que serão distribuídos em 38 rodadas para definir o campeão da temporada de 2024. Em busca de encerrar a seca de títulos, o Inter faz a estreia contra o Bahia, neste final de semana, no estádio Beira-Rio.
Prévio ao início da competição, o Colorado, inclusive, foi citado pelo Globo Esporte em eleição que determinou os 50 maiores jogos da história do Campeonato Brasileiro – considerando o período entre 1959 e 2023. A análise levou em consideração a opinião de 86 especialistas, entre jornalistas de diversos veículos e ex-jogadores de várias regiões do país.
Desta forma, o enfrentamento que fez o Inter perder o título para o Corinthians foi citado como um dos melhores. A partida, válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2005, teve importância direta para que o Clube do Povo ficasse com a segunda colocação no torneio. Desta forma, os especialistas colocaram o duelo na 36ª colocação entre os melhores do Brasileirão.
O confronto ficou marcado pelas polêmicas de arbitragem que já estavam ocorrendo naquela edição. Primeiro e segundo colocado, Corinthians e Inter se enfrentaram em partida que iniciou com gol marcado por Carlitos Tévez para o Alvinegro. Os gaúchos empataram no início da etapa final, com Rafael Sobis. No entanto, o jogo ficou marcado pela expulsão de Tinga aos 28 minutos.
O ex-jogador do Colorado foi derrubado por Fábio Costa na área, porém o árbitro Márcio Rezende de Freitas não marcou o pênalti e ainda expulsou o atleta vermelho por simulação. Desta forma, o empate manteve os paulistas na liderança e culminou com o título na última rodada.
Inter foi duramente prejudicado contra o Corinthians
Veja o comentário do Globo Esporte sobre o enfrentamento:
Uma das raras “decisões” da era dos pontos corridos ficou marcada por uma polêmica de arbitragem. Primeiro e segundo colocado, Corinthians e Internacional se enfrentaram em um Pacaembu lotado, pela 36ª rodada do Brasileirão de 2005. Com gol de Carlitos Tévez, o Corinthians saiu em vantagemno primeiro tempo. Os gaúchos empataram no início da etapa final, com Rafael Sobis. O lance que marcaria o jogo para sempre saiu aos 28 minutos: Tinga foi derrubado por Fábio Costa na área, mas o árbitro Márcio Rezende de Freitas não só não marcou o pênalti como expulsou o jogador colorado por simulação. O empate manteve os paulistas na liderança, e o Corinthians se sagrou campeão brasileiro depois.