Julgamento tem novidade e Robinho pode ser solto
O julgamento em torno do ex-jogador Robinho recebeu uma novidade nos últimos dias. Nesta terça-feira (2), a defesa do ex-atacante recorreu ao Supremo Tribunal Federal para pedir a revogação da prisão do atleta que foi preso no final do mês passado em condenação por estupro. Os advogados pedem que ele deixe a cadeia enquanto aguardam a análise dos recursos contra a decisão do STF.
O Superior Tribunal de Justiça está avaliando os recursos que foram analisados para determinar a prisão imediata do jogador após provar o cumprimento de pena no Brasil pela condenação sofrida na Itália. Além disso, os advogados questionam a decisão do ministro Luis Fux, que negou um habeas corpus (pedido de liberdade) e autorizou o início do cumprimento da pena. De acordo com a defesa, por ainda haver recurso contra a decisão do STJ, a prisão não deveria ser determinada.
O portal do jornalista Leo Dias conversou com uma advogada criminalista que fez estudos sobre o caso do ex-jogador. A criminalista explicou que, por ter sido condenado na Itália, onde o crime é considerado hediondo e inafiançável, a única possibilidade de liberdade de Robinho seria cumprindo parte da pena ou com sucesso no julgamento de recursos.
“No Brasil, a regra é responder em liberdade até o julgamento dos recursos sem fiança. Já no caso do Robinho, por estar cumprindo pena no Brasil, onde o crime no qual foi condenado na Itália é considerado hediondo e inafiançável, o jogador só poderá ir para o semi aberto após cumprir parte da pena em regime fechado ou caso obtenha sucesso em julgamento de recursos no STJ ou STF”, disse a advogada.
Robinho ganha repercussão com Daniel Alves
O caso do atacante Robinho ganha repercussão juntamente com os ocorridos recentes envolvendo o lateral-direito Daniel Alves. O defensor foi solto da prisão na semana passada, logo após ter pagado a fiança para ter liberdade provisória. Ele estava preso em Barcelona, na Espanha, mesmo local em que teria cometido o crime de abuso sexual.