Qual posição Porto Alegre está entre as cidades mais perigosas do mundo?
A capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, desponta como uma das cidades mais perigosas do mundo. A localidade, pontuada como a capital da Região Sul com maior aumento nos registros de mortes violentas intencionais (de acordo com dados do Fórum Nacional de Segurança Pública), apresenta crescimento em números que preocupam os moradores da região.
No período de 2022, a cidade teve 400 mortes, entre homicídios, latrocínios, feminicídios e outros. O número indica alta de 24,8% em relação ao ano de 2021, quando foram assassinadas 322 pessoas em Porto Alegre. São 30 mortes a cada 100 mil habitantes na capital gaúcha, de acordo com o estudo. Em Florianópolis, o índice é de 9,9. Em Curitiba, é de 22,1.
As duas únicas capitais do Brasil que superam Porto Alegre na alta de crimes dolosos contra a vida são Cuiabá (37,6%) e Palmas (27,2%). Desta forma, a capital do Rio Grande do Sul apresenta números que preocupam os moradores que residem na região metropolitana.
A cidade de Porto Alegre, inclusive, desponta como a 23ª cidade mais perigosa do mundo em 2024, de acordo com dados da Numbeo. No Brasil, a capital só ficou atrás de Fortaleza, Salvador e Recife. Veja o ranking das 50 cidades mais perigosas do mundo:
Rio Grande do Sul apresenta aumento com Porto Alegre
O Rio Grande do Sul apresenta alta nos crimes intencionais contra a vida em 2022. Foram 2.154 pessoas assassinadas no período, apresentando aumento na estatística anual. Vale ressaltar que os dados sofrerão alterações por conta das enchentes no Rio Grande do Sul. Isso porque a catástrofe natural gerou ocorrências definitivas que alteraram o destino de milhares de gaúchos.