Regulamento é claro e comprovado: Grêmio não é campeão mundial
O regulamento acabou sendo claro e comprovado, deixando bem explícito que o Grêmio não é um campeão do Mundial de Clubes da Fifa. O time gaúcho tenta encontrar meios de se colocar entre os gigantes do futebol nacional ao afirmar que tem títulos equivalentes. No entanto, a própria entidade que comanda o futebol no globo discorda dessas afirmações.
Em 1983, a equipe azul de Porto Alegre conquistou a Copa Libertadores da América e, posteriormente, a Copa Intercontinental. Esse último vem sendo alvo de diversas discussões no decorrer dos anos seguintes. Isso porque alguns acreditam se tratar de uma competição mundial, enquanto outros defendem que um torneio desse nível se iniciou somente em 2005.
A resposta oficial da Fifa, no entanto, acaba chegando em um meio termo. Isso porque a entidade acabou confirmando, depois de vários anos, que a competição tratada como mundial era oficial. No entanto, sempre deixou claro que não era equivalente ao Mundial de Clubes, que passou a ser disputado neste século e foi conquistada por outros brasileiros, como Internacional, São Paulo e Corinthians.
Grêmio não tem Mundial, tem Intercontinental
“A FIFA reconhece e valoriza as iniciativas de se estabelecer competições de clubes em nível mundial através da história. Esse é o caso dos torneios envolvendo clubes europeus e sul-americanos, tais como a pioneira Copa Rio, disputada em 1951 e 1952, e a Copa Intercontinental“, disse um pronunciamento da entidade máxima do futebol, que foi divulgado em 2014.
Em 2017, inclusive, a entidade chegou a reconhecer, de forma retroativa, a oficialidade da Copa Intercontinental, dando uma certa esperança para os torcedores tricolores. No entanto, a Fifa sempre deixa claro que a competição antiga não é equivalente ao Mundial de Clubes que se desenrolou desde o começo do século, mantendo uma diferenciação entre eles.