Renato Gaúcho aproveitou a calada da noite e deixou o Grêmio
O técnico Renato Gaúcho aproveitou as sombras da calada da noite e deixou a equipe do Grêmio, em sua última passagem antes da atual, em abril de 2021. Naquele ano, a situação do treinador estava bem complicada no comando da equipe tricolor, com eliminações e resultados complicados se acumulando, o que levaram à sua demissão, em uma temporada verdadeiramente traumática para a torcida.
A saída do comandante gaúcho se desencadeou depois da eliminação da equipe na terceira fase da Copa Libertadores da América daquele ano, em uma partida contra o Independiente Del Valle. Na época, a queda no continental gerou grandes reclamações dos torcedores e, por fim, o término do ciclo de Portaluppi na Arena, depois de uma passagem de destaque.
Grande ídolo da equipe desde a época em que era jogador, Renato Gaúcho acabou ajudando em uma fase vitoriosa para o Grêmio naquele momento. Durante a passagem em questão conquistou a Copa do Brasil em 2016, a Libertadores em 2017, a Recopa Sul-Americana em 2018 e os títulos do Gauchão em 2018, 2019 e 2020, além da Recopa Gaúcha em 2019.
Renato Gaúcho saiu do Grêmio em 2021
No final das contas, porém, aquele ano acabou ainda mais trágico depois da saída de Portaluppi. Isso porque, alguns meses depois da demissão do comandante, o Grêmio acabou tendo confirmado o terceiro rebaixamento de sua história. Posteriormente, no final de 2022, o técnico voltou e ajudou na ascensão de volta para a primeira divisão, fazendo parte da campanha de 2023.
As polêmicas, porém, não pararam, sendo que no ano passado viajou para o Rio de Janeiro após uma derrota para o Inter, não dando coletiva. Agora, para 2024, ainda não se sabe o que será do Grêmio de Renato Gaúcho, tendo em vista que será a primeira oportunidade do time depois da segunda divisão e sem Luis Suárez, um dos pilares do elenco durante a última temporada.