Regulamento não deixou dúvidas e Inter foi campeão da Sul-Americana
O regulamento não deixou dúvida alguma e o Inter acabou se tornando campeão da Copa Sul-Americana de 2008, para delírio dos torcedores. O início do século foi mágico para o time gaúcho dentro do cenário continental. Isso porque foram várias as taças de relevância conquistadas dentro de competições organizadas pela Conmebol, colocando a equipe no topo.
Naquele fatídico ano, o elenco comandado por Adenor Leonardo Bachi, mais conhecido como Tite, acabou derrotando gigantes da América toda para conseguir chegar na taça importante, que era inédita até aquele momento. Depois de ficar em 11º na disputa do Campeonato Brasileiro de 2007, o Clube do Povo conseguiu avançar para o torneio, fazendo sucesso.
A jornada do Colorado dentro daquela Copa Sul-Americana começou na segunda fase, quando o time enfrentou o seu maior rival o grêmio, em uma eliminatória, rendendo dois empates e uma classificação nos gols fora para o lado vermelho. Depois disso, foram quatro embates diretos que resultaram na taça para o Internacional.
Inter derrubou gigantes até a taça
Primeiro, nas oitavas de final, a equipe comandada por Tite derrubou o Universidad Católica, do Chile, empatando os dois jogos e avançando por conta do critério “gols fora”. Depois disso, o gigante Boca Juniors esteve no caminho, mas não conseguiu se destacar sobre o time gaúcho, que venceu os dois jogos, em um agregado de 4 a 1.
Já nas semifinais, uma vida ainda mais tranquila contra o Chivas Guadalajara, do México, com a classificação vinda de um agregado de 6 a 0. Por último e mais importante, na grande final da Copa Sul-Americana de 2008, o Colorado venceu fora de casa, por 1 a 0, placar devolvido pelo Estudiantes na volta. Mas, na prorrogação, Nilmar garantiu o empate e a taça para o Clube do Povo.