Qual foi a doença grave que tirou Nilmar dos gramados?
Formado no Celeiro de Ases, o ex-atacante Nilmar brilhou com a camisa do Inter em três passagens nas últimas décadas. O ex-jogador segue sendo tratado com carinho pelos torcedores do Colorado. No entanto, apesar do prestígio no Beira-Rio, ele passou por uma situação atípica, que não tem o costume de acontecer com outros profissionais que atuaram no futebol nacional.
Isso porque Nilmar foi atingido por uma doença grave que o afastou dos gramados e forçou a aposentadoria do futebol. A situação aconteceu quando ele estava defendendo as cores do Santos, em 2017, ao sentir manifestação de incômodo físico. Na verdade, foi apenas o início dos indícios de um problema que diagnosticaram a depressão no jogador.
Por conta da situação, o ex-atacante rescindiu o contrato em comum acordo com o Santos. Ele anunciou a aposentadoria dos gramados e falou abertamente sobre a luta contra a depressão. O atleta, inclusive, virou um símbolo do debate sobre a saúde mental no futebol brasileiro.
“Quando eu jogava [a depressão] era um tabu. A gente tem essa imagem de sermos os super-heróis, os ídolos e tal, jogar em grandes clubes, ser bem sucedido. Como é possível sentir algo que te coloque para baixo, sendo que ali é uma realização do sonho que você tem desde menino?”, disse Nilmar.