Afinal, a Fifa reconhece o título mundial do Grêmio?
O título da Copa Intercontinental que foi conquistado pelo Grêmio gera incertezas nos torcedores até os dias atuais. A conquista do Tricolor Gaúcho, que também foi levantada por times como Flamengo, São Paulo e Santos, já recebeu diversas opiniões da entidade máxima do futebol. A Fifa, inclusive, não demonstra tanto apreço pelos títulos que antecedem o Mundial de Clubes.
A lista de campeões da Copa Intercontinental não está registrada no site da Fifa. No entanto, a entidade destaca que o torneio foi “esquecido” por se tratar de uma disputa organizada por terceiros. Infantino ressaltou que a disputa era de responsabilidade da Uefa e da Conmebol, tendo aval do órgão máximo.
Apesar de o título Intercontinental não ter qualquer tipo de apreço por parte da Fifa, a entidade se sentiu “forçada” a chancelar as conquistas do passado por conta de pressão da Conmebol. A entidade sul-americana pediu a validação das 42 edições realizadas entre 1960 e 2004 – nos jogos entre os campeões da Libertadores e da Champions, com 25 campeões diferentes.
De acordo com o presidente da Fifa, o Intercontinental evoluiu para se tornar o Mundial de Clubes atual. “Entre 1960 e 2004, houve a Copa Intercontinental, organizada pelas duas confederações com a aprovação da Fifa, o que evoluiu, digamos assim, para a Copa do Mundo de Clubes que começou a ser disputada após 2004”, salientou Infantino em 2017.
Grêmio fora! Inter é o único campeão do Mundial no RS
Apesar da chancela na Fifa, diversos torcedores batem o martelo sobre a conquista do Intercontinental. Isso porque o torneio não conta com a presença de seleções de outros continentes. Além disso, a disputa não era organizada pela entidade máxima do futebol mundial.
Veja os times que conquistaram o Mundial de Clubes organizado pela Fifa:
- Corinthians – 2000
- São Paulo – 2005
- Internacional – 2006