Atenção! Grêmio não reconhecido campeão mundial
O Grêmio destaca que conquistou o título mundial em 1983 e já pediu a legitimidade da conquista nas principais entidades que comandam o futebol. Os gremistas afirmam que são os primeiros gaúchos campeões mundiais. Os colorados, por sua vez, ressaltam que o torneio não era chancelado pela Fifa e, por esse motivo, não se tratava do Mundial de Clubes.
Desta forma, o Corinthians teria sido o primeiro campeão do Mundial de Clubes, em 2000, por ter vencido o primeiro torneio organizado pela Fifa. Em seguida, Inter e São Paulo seriam os brasileiros que voltariam a conquistar a competição. O Grêmio, por sua vez, teve a oportunidade em 2017, após o título da Copa Libertadores, porém foi derrotado pelo Real Madrid.
A situação, inclusive, foi destacada pelo então presidente da Fifa, Joseph Blatter, às vésperas do duelo entre Inter e Barcelona, em 2006, pelo Mundial de Clubes. “Nos livros da Fifa, o Corinthians é o primeiro campeão do mundo. Tivemos alguns problemas, o torneio ficou um tempo sem ser disputado, mas podem ter certeza de que consideramos o Corinthians como primeiro campeão mundial”, disse.
Desta forma, mesmo que a Fifa tenha reconhecido os títulos intercontinentais posteriormente, não é possível reconhecê-los como conquistas equivalentes ao Mundial de Clubes. Os clubes europeus e sul-americanos já organizavam competições entre si e se autoproclamavam campeões mundiais, porém não havia uma chancela da entidade máxima do futebol mundial.
A questão, inclusive, abre diversos pontos que geram incertezas naqueles que debatem sobre as conquistas. O Palmeiras, por exemplo, reivindica para si o título da Copa Rio de 1951, quando venceu a Juventus, da Itália, na final. No entanto, como é possível considerar um campeão da América se a Libertadores só passou a existir na década seguinte?
Grêmio não é considerado campeão mundial! Inter é o único no RS
Por conta do imbróglio, é possível considerar somente as edições do mundial que foram realizadas a partir do início de 2000, quando a Fifa resolveu tomar conta do projeto. A primeira edição envolveu todos os campeões continentais, incluindo América Central e do Norte, África, Oceania e Ásia. Além disso, houve a inclusão do campeão do país-sede.