Como começou a história do Internacional?
Confira um pouco mais sobre como começou a história do Sport Club Internacional, o maior clube do Rio Grande do Sul e um dos mais tradicionais de toda a América do Sul. O time que saiu do povo e segue atuando como um representante do povo tem um início digno, baseado na receptividade e tendo em suas bases a luta contra o preconceito.
Como o próprio site do time vermelho ilustra bem, o Colorado surgiu com o intuito de integração entre povos de diferentes nacionalidades, ao contrário dos outros times da capital gaúcha, que começaram voltados para descendentes de uma nacionalidade específica. Assim, o Clube do Povo surgiu como uma forma de união e também de representação.
Vale lembrar, inclusive, que a história do Internacional está ligada diretamente à três irmãos, que foram os responsáveis efetivos pela criação do maior clube do Rio Grande do Sul. Henrique Poppe Leão, José Eduardo Poppe e Luiz Madeira Poppe, que chegaram ao território nacional por volta de 1908, momento em que o próprio futebol estava em crescente no país.
Mais curiosidades sobre o início do Internacional
O Colorado, inclusive, acabou tendo como o seu grande berço a região da Ilhota, antigo bairro humilde e de forte influência cultural. Os primeiros treinos da equipe vermelha foram realizados no campo da Rua Arlindo, atual Praça Sport Club Internacional. Além disso, depois o local ainda serviria para sediar partidas da Liga da Canela Preta, onde Tesourinha acabou sendo revelado.
No entanto, não demorou muito para que o Internacional partisse para uma nova empreitada. Assim, em 1912, acabou alugando a Chácara dos Eucaliptos, que era uma alameda com frente para a Rua da Azenha, no início da José de Alencar, sendo a primeira casa “exclusiva” do Clube do Povo.