Definido: CBF toma decisão sobre rebaixamento dos clubes gaúchos
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu o futuro dos clubes gaúchos em reunião do Conselho Técnico da Série A, nesta segunda-feira (27). A entidade máxima do futebol brasileiro tomou uma decisão sobre a possibilidade de rebaixamento de Inter e Grêmio. Além disso, divulgou a flexibilização de mandos de campo para facilitar os jogos dos times gaúchos e partidas atrasadas durante a Copa América.
A entidade, em conjunto com os clubes, ainda definiu que o Brasileirão vai terminar no dia 8 de dezembro, sem adiamentos. A CBF ainda não divulgou a tabela detalhada e as datas precisas dos jogos que foram adiados, porém já é possível ter uma noção do período em que serão realizados.
Até o final do ano, existem quatro datas Fifa – períodos de nove dias em que as seleções se reúnem e a liberação de jogadores é obrigatória. Diante disso, é possível que as datas sejam utilizadas para que o Inter possa disputar as partidas que foram adiadas nas últimas semanas.
O calendário original da CBF prevê a interrupção do Brasileiro nestas datas, evitando que os clubes atuem desfalcados. No entanto, por consequência das enchentes no Rio Grande do Sul, algumas partidas da Série A serão realizadas nestas janelas.
Inter será imune ao rebaixamento por ordem da CBF?
O Conselho Técnico da Série A bateu o martelo sobre a possibilidade de rebaixamento de Inter e Grêmio. Isso porque, nos últimos dias, havia sido realizado um pedido, formalizado pelo técnico Renato Gaúcho, para que as duas equipes ficassem imunes da queda para a segunda divisão. No entanto, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, negou que isso possa acontecer.
“O rebaixamento não está na proposta da CBF e eu acredito também [que para] nenhum clube, porque a gente obedece um calendário, um regulamento Fifa e o estatuto da CBF. Têm duas leis que o acesso é eminentemente pelos critérios técnicos, tanto a Lei Pelé como a Lei Geral de Esporte. Portanto, teria que mudar a constituição para não ter rebaixamento”, disse o dirigente.