Lisca revelou dificuldade no futebol que ninguém imaginava
Recentemente o treinador Luiz Carlos Cirne Lima de Lorenzi, mais conhecido como Lisca, acabou revelando uma dificuldade nova para o futebol brasileiro e mundial que ninguém imaginava. Assim, segundo o entendimento do técnico que já passou pelo Sport Club Internacional, os jovens que estão surgindo não têm a mesma experiência dos que surgiam no passado.
O velho conhecido do Clube do Povo acabou dando uma entrevista para um grande ídolo colorado recentemente. Nos últimos dias, Rafael Sóbis, no canal “4D Esportes”, entrevistou Lisca, perguntando, em determinado momento, qual seria a dificuldade na transição entre as categorias de base e o profissional. A resposta acabou surpreendendo, pois levantou dois pontos de comparação com o passado.
Primeiro, a resposta às cobranças acabou sendo apontada como um problema pelo ex-treinador do Colorado. “Aceitar a cobrança. Isso mudou muito na maneira que a gente se relacionava, na maneira que eu podia chegar em vocês um pouco mais forte. Se a gente está cobrando é porque sabemos que tem para entregar. Isso é bom para o crescimento”, explicou ele.
Lisca aponta problema na formação de atletas
Mas, além disso, Lisca também acabou relembrando uma situação da infância dos jogadores. Isso porque, segundo ele, gerações anteriores, como a do próprio Rafael Sóbis, costumavam brincar na rua, o que levava a um desenvolvimento maior da mobilidade dessas crianças e jovens que foram formados no passado.
“Essa concentração e foco que se tinha antes está muito mais dispersa. É uma geração que tem muito mais dificuldade de vocabulário motor. Antes a maioria crescia na rua, subindo em árvores, utilizando da mobilidade. Isso era desenvolvido e depois adaptado ao futebol. Agora não se tem mais isso, tem menos ginga e menos movimentação no espaço pequeno”, explicou.