Por que o apelido do Inter é colorado?
O Inter possui história marcante no futebol brasileiro, e para grande parte dos torcedores, é reconhecido carinhosamente como Colorado. No entanto, mesmo sendo um elenco extremamente tradicional, dono de uma das grandes rivalidades do esporte nacional, algumas memórias ainda surgem como dúvidas. Entre elas, o apelido que “substitui” seu nome oficial.
Em um primeiro momento, é importante ressaltar alguns detalhes da história do Inter, que foi criado pelos irmãos Poppe (José, Luiz e Henrique). Eles chegaram em Porto Alegre e tentaram atuar pelo futebol na cidade, mas os únicos clubes existentes, o Grêmio e o Fussball Porto Alegre, eram abertos somente aos descendentes de alemães, algo que impossibilitava a continuidade.
Pensando nas limitações, eles decidiram unir forças para criar o Internacional que conhecemos, disposto a receber as mais diversas nacionalidades. As cores vermelho e branco são parte importante da trajetória da equipe, especialmente no início. Elas foram escolhidas como as principais do time gaúcho, através do samba. Além disso, o “colorado” é apontado na língua para representar o vermelho ou colorido.
Inter tem importante registro dos primeiros colaboradores
Assim, além de ter um significado importante fora do contexto, nas últimas décadas, também passou a ser representada como a palavra que pelos quais os torcedores e o próprio Inter são reconhecidos. De acordo com o portal ‘Info Diretas’ sobre o Colorado: “Diz-se do adepto do Esporte Clube Internacional, de Porto Alegre; relativo ou pertencente a esse clube”.
A primeira equipe do Sport Club Internacional era formada da seguinte maneira: Presidente: João Leopoldo Seferin, Vice-presidente: Pantaleão Gonçalves de Oliveira, Presidente honorário: Gracilliano de Faria Ortiz, Primeiro secretário: Legendre das Chagas Pereira, Segundo secretário: Manuel Lopes da Costa, Primeiro tesoureiro: Antônio Coiro, Segundo tesoureiro: Waldemar Fachel, Capitão: José Thomáz Poppe Leão, Orador: Henrique Poppe Leão e Comissão de campo: João Luis de Andrade Vasconcelos, Irineu dos Santos, Luiz Madeira Poppe e Alcides Filho Ortiz.