Grêmio é pego de surpresa e Kanneman não joga mais
Por conta de um problema apresentado nos últimos dias, o zagueiro Walter Kannemann está fora dos planos do Grêmio para a sequência da temporada. O Tricolor Gaúcho foi surpreendido com a informação, já que existia a expectativa de que o defensor fosse utilizado na partida contra o Athletico Paranaense, nesta quarta-feira (17), às 19h, na Arena OAS, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
O defensor está fora por conta de uma nova regra da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que trata sobre o protocolo de concussão. O profissional está em boas condições físicas, porém, conforme o protocolo estabelecido, foi definido o prazo de no mínimo cinco dias para que aconteça o retorno do atleta que teve que ser substituído por choque de cabeça.
O zagueiro teve um choque de cabeça durante o jogo contra o Vasco da Gama, então precisou passar pelo protocolo. A medida, aprovada em 2 de março pela International Football Association Board (IFAB), entidade reguladora das regras do futebol, já se faz necessária para as primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, conforme divulgado pela CBF anteriormente.
O presidente da Comissão Médica da CBF, Jorge Pagura, detalha as etapas que um atleta com lesão cerebral deve cumprir para voltar aos gramados. De acordo com ele, os jogadores tem no mínimo cinco dias de espera para que ocorra o retorno, seguindo um conjunto de fases pré-definidas.
Diante disso, Kannemann não estará disponível para enfrentar o Athletico Paranaense. A substituição por concussão, novidade no Campeonato Brasileiro, permite que um jogador lesionado por concussão seja substituído sem contar como uma das cinco trocas do treinador. Além disso, cada equipe pode realizar até sete substituições por partida, considerando a inclusão da substituição extra.
Kannemann está fora dos planos no Grêmio
Por conta da questão envolvendo Kannemann, a zaga titular na próxima partida do Grêmio será formada por Pedro Geromel e Rodrigo Ely. O defensor argentino segue em recuperação da concussão sofrida na partida contra o Vasco da Gama e deve retornar aos gramados no próximo sábado (20), às 18h30, no duelo diante do Cuiabá, pela terceira rodada do Brasileirão.